Editora Rocco: lançamentos de Outubro/2017, confira as novidades:
VIDAS MUITO BOAS As vantagens do fracasso e a importância da imaginação
J.K. Rowling
“Como podemos aproveitar o fracasso?” “Como podemos usar nossa imaginação para melhorar a nós e os outros?”. J.K. Rowling responde essas e outras perguntas provocadoras em Vidas muito boas, versão em livro do famoso discurso de paraninfa da autora da série Harry Potter na Universidade de Harvard, que chega às livrarias brasileiras no dia 7 de outubro. Baseado em histórias de seus próprios anos como estudante universitária, a autora mundialmente famosa aborda algumas das mais importantes questões da vida com perspicácia, seriedade e força emocional. Um texto cheio de valor para os fãs da escritora e surpreendente para todos que buscam palavras inspiradoras.
Corrupção, conflito de interesses, favorecimentos ilícitos, compra de sentenças, delações premiadas… Parece Brasília, mas é a trama do novo romance de John Grisham. Lacy Stoltz trabalha para o Conselho Judicial da Flórida e investiga a atuação da juíza Claudia McDover no processo que autorizou a construção de um cassino em terras indígenas, abrindo caminho para a ampliação dos negócios de um certo Vonn Dubose. Ganancioso e nada ético, Dubose não mede esforços para alcançar seus objetivos, comprando o apoio da juíza McDover numa trama que envolve falcatruas e assassinato, e que colocará em risco até mesmo a vida de Lacy Stoltz e seus colegas do Conselho de Conduta Judicial. Veterano da lista dos mais vendidos do The New York Times, com mais de 30 livros publicados, vários deles transformados em filmes de sucesso, Grisham mostra que segue em ótima forma com este clássico thriller de tribunal.
No centenário da Revolução Russa, Os Romanov – O fim da dinastia se debruça sobre os momentos finais da família imperial russa. Escrito à maneira de uma história de detetives por Robert K. Massie, historiador e ganhador do Prêmio Pulitzer de literatura, autor dos sucessos Catarina, a Grande, e Nicolau e Alexandra, o livro recria o sinistro massacre que pôs fim à vida do último czar e de seus familiares, revela a culpa e a dissimulação de Lênin e de seus comparsas e relata em detalhes dramáticos e cheios de suspense as tentativas para descobrir a verdade na Rússia pós-comunista. O livro mostra o papel fundamental de cientistas, investigadores forenses, políticos e outras figuras importantes na descoberta da verdade por trás da morte dos Romanov e responde a uma série de perguntas que cercam esse evento trágico e memorável, especialmente após a exumação, em 1991, de nove esqueletos encontrados numa cova rasa na Sibéria, próximo ao infame porão onde os 11 membros da família foram assassinados setenta e três anos antes.
Escritor, crítico literário e de arte, jornalista, professor, administrador cultural e, antes de tudo e sobretudo, poeta, Affonso Romano de Sant’Anna chega aos 80 anos escrevendo com intensidade e assombro. Neste A vida é um escândalo, reunião de poemas inéditos que celebra seu octogésimo aniversário, o autor de livros célebres como Que país é este?, A grande fala do índio guarani e a catedral de Colônia, Vestígios, vencedor do Prêmio Jabuti, e Sísifo desce a montanha, para citar apenas parte de sua obra poética, apresenta uma obra densa, rigorosa e refinada que não exclui, no entanto, a poesia erótica ou a experimental e assegura para seu autor um lugar de destaque entre os melhores poetas brasileiros de todos os tempos.
Victor escapou de sua vida como escravo, mas sua liberdade custou muito caro. Após a barganha com os agentes federais, ele agora leva uma vida civil trabalhando como caçador de recompensas, recapturando escravos fugitivos em uma América onde a Guerra de Secessão nunca aconteceu e a escravidão em alguns estados do Sul – hoje conhecidos como “Os Quatro Injustos” – ainda permanece. E ele é o melhor agente já treinado. Tão autodestrutivo quanto talentoso, Victor é também um mistério para si mesmo. Ele reprime as memórias de sua própria infância passada em uma plantation e se convence de que é apenas um homem bom, resignado em fazer um trabalho sujo. Mas seu último caso lhe dá todas as pistas de que algo não está certo – com a missão que lhe foi designada, com o seu trabalho e com o próprio país. Trabalhando em Indianápolis como agente infiltrado em uma célula local de um movimento clandestino abolicionista chamado Underground Airlines, Victor está na trilha de um fugitivo conhecido como Jackdaw. Seguindo seu alvo por igrejas, estacionamentos vazios, hotéis e consultórios médicos, ele acredita estar na pista certa. Mas sua perseguição torna-se cada vez mais estranha à medida que seu superior se recusa a revelar os motivos por trás do caso Jackdaw: segredos entranhados no coração do sistema que aprisionou Victor, segredos que serão preservados a qualquer custo. Inovador e imaginativo, Underground Airlines traça uma contundente história alternativa dos Estados Unidos da América, um lugar muito mais próximo do país real do que gostaríamos de acreditar. Em uma obra ao mesmo tempo assustadora e fascinante, Ben Winters obriga o leitor a observar o mundo e a si próprio sob o mesmo olhar atento.
Livro de estreia da escocesa Gail Honeyman, Eleanor Oliphant está muito bem foi revelado através de um concurso literário e, desde então, vem conquistando excelentes críticas e uma bela carreira internacional. Aos 30 anos, Eleanor Oliphant trabalha na área administrativa de uma empresa de design e leva uma vida solitária, mas feliz. Apesar de ser alvo de bullying no ambiente de trabalho por sua aparência e hábitos peculiares, ela não sente falta de nada e parece perfeitamente à vontade com sua falta de habilidades sociais. Mas tudo muda quando ela conhece Raymond, novo funcionário da área de TI da empresa, e os dois, por acaso, salvam a vida de um senhor que desmaia no meio da rua. Com sensibilidade e muito bom humor, a autora conta a história de uma amizade que muda para sempre a vida de três pessoas muito diferentes, que descobrem que a melhor maneira de sobreviver é abrindo o coração.
SANTOS FORTES Raízes do Sagrado no Brasil
Leandro Karnal e Luiz Estevam de O. Fernandes
No mês em que se comemoram os 300 anos de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, cuja imagem foi encontrada por três pescadores no Rio Paraíba do Sul, em outubro de 1717, tornando-se símbolo de devoção de todo um povo, chega às livrarias pelo selo de ideias e debates Anfiteatro Santos fortes, do historiador e professor da Unicamp Leandro Karnal, escrito em parceria com o doutor em História Cultural Luiz Estevam de O. Fernandes. Reconstruindo biografias e hábitos religiosos, os autores fazem uma leitura instigante, acessível e bem-humorada do cotidiano de fé do Brasil a partir da trajetória de santos populares, entre eles São Jorge, São João e Santo Antônio, além de dedicarem um capítulo às múltiplas faces e títulos de Nossa Senhora, e outro aos “Santos fora do altar”, como Padre Cícero, escrava Anastácia e outros casos curiosos de devoção popular.
A ASCENSÃO DO MAL Dorothy tem que morrer #2
Danielle Paige
Meu nome é Amy Gumm – e eu sou a outra garota do Kansas. Depois que um tornado destruiu o estacionamento de trailers onde eu morava, acabei indo parar em Oz. Mas não era a Oz que eu conhecia dos livros e filmes. Dorothy tinha retornado, mas agora era uma ditadora implacável. Glinda não podia mais ser chamada de Bruxa Boa. E as bruxas do mal que sobraram? Uniram forças para criar a Ordem Revolucionária das Malvadas e queriam me recrutar. Minha missão? Matar Dorothy. Só que minha tarefa de assassina não saiu conforme planejado. Dorothy ainda está viva. A Ordem desapareceu. E o lar que eu tanto queria deixar para trás pode estar em perigo. De algum jeito, numa terra distorcida e dividida, preciso encontrar a Ordem, proteger a verdadeira soberana de Oz, derrotar Dorothy e seus capangas – e tentar descobrir o que eu realmente estou fazendo aqui. Mas, num lugar onde a linha entre o bem e o mal se desloca de acordo com a rajada do vento, em quem afinal eu posso confiar?
E quem é realmente do mal?
OS CRIMES DA RUA MORGUE E outras histórias extraordinárias
Edgar Allan Poe
Com “Os crimes da rua Morgue”, Edgar Allan Poe inaugurou, em 1841, a moderna literatura policial e criou um de seus mais célebres detetives, o até hoje reverenciado Auguste Dupin. O conto, que narra a memorável investigação do assassinato de duas mulheres em um quarto fechado, é o carro-chefe desta reunião de histórias de terror e mistério traduzida por ninguém menos que Clarice Lispector. Grande leitora e fã da literatura policial, a escritora, que também verteu para o português os livros de Agatha Christie sob o pseudônimo de Mary Westmacott, empresta seu talento invulgar ao gênio de Poe, trazendo para o leitor brasileiro histórias como “A máscara da morte rubra”, “O gato preto”, “Ligeia” e outras. Lançamento do selo Fantástica Rocco, esta edição de Os crimes da rua Morgue e outras histórias extraordinárias recupera este encontro, literalmente, fantástico.
O GABINETE PARALELO Sombras de Londres #3
Maureen Johnson
A capital britânica nunca foi tão assustadora. Os túneis subterrâneos, o Marble Arch e as galerias da rede de esgotos de Ranelagh são alguns dos principais cenários da trama de O gabinete paralelo, terceiro volume da série de mistério Sombras de Londres, de Maureen Johnson. No livro, Rory Deveraux se pergunta se não deveria ter voltado para sua pacata cidade nos Estados Unidos, depois de tudo o que viveu desde que chegou a Wexford. Não bastasse descobrir a habilidade de ver fantasmas e enfrentar uma versão moderna de Jack, o Estripador, ela agora sofre a perda de seu amor, Stephen, e teve sua melhor amiga, Charlotte, sequestrada. Mas é tarde para voltar atrás. Rory tornou-se peça-chave no esquadrão que monitora fantasmas em Londres. E enquanto tenta se recuperar de uma série de acontecimentos trágicos e lidar com todo tipo de surpresas do destino, uma terrível ameaça paira sobre a cidade, exigindo que ela mergulhe ainda mais fundo nas Sombras de Londres.