Resenha: Ayrton Senna - Lionel Froissart

Sinopse Global Editora: Em parceria com o Instituto Ayrton Senna, com fotos inéditas de Raymond Depardon, este dossiê joga uma nova luz sobre Ayrton Senna e sua vida. Obra indispensável na estante de qualquer fã, registra sua paixão pela velocidade desde a infância, o início de sua carreira e os bastidores das corridas, em uma narrativa fluente e grande acervo de imagens. (Resenha: Ayrton Senna – Lionel Froissart).

Opinião: Desde muito pequeno ouvia falar dos grandes heróis nacionais, sejam do Brasil ou de outros países e na sua grande maioria das vezes esses heróis surgiam (e ainda surgem) nas diversas modalidades esportivas disputadas pelo mundo. Quem nunca ouviu falar do Rei Pelé, de Maradona, Usain Bolt e centenas  de outros atletas espalhados nas lembranças que servem de inspiração para várias gerações. No Brasil, quando falamos de herói esportivo, é impossível não pensar logo no Ayrton Senna do Brasil. Senna é uma unanimidade nacional, não acredito que exista uma pessoa que questione o seu legado enquanto atleta, como referência e como ser humano.

Nessa biografia escrita por Lionel Frossard e publicada pela Editora Global no Brasil em 2014, temos um material muito rico que conta através de fotos e um texto bem objetivo essa trajetória que foi das vitórias ao pior momento que uma nação pode viver: a morte trágica no auge de sua carreira em um acidente televisionado ao vivo para todo o mundo.

Sua alma permanece viva em nosso imaginário mesmo depois de quase 25 anos da sua partida. Fenômenos assim só acontecem com pessoas que deixaram a sua marca no mundo e, neste caso, o nosso Senna deixou todas as marcas. Seja nas vitórias, no seu exemplo como ser humano ou na sua atuação social, o piloto construiu sua trajetória com base no orgulho que oferecia ao povo brasileiro, superando os desafios e nos mostrando que sempre é possível ir além quando esse é o nosso objetivo.

Quem não se lembra daquela última volta no GP Brasil de 1993 quando vimos pela TV o público no circuito de Interlagos em êxtase invadindo a pista, sem qualquer preocupação com a sua própria segurança, única e exclusivamente para comemorar ao lado do seu ídolo? O livro traz passagens como essas que nos ajudem a entender o tamanho da grandeza desse homem.

De leitura fácil e objetiva, as páginas desse livro são uma excelente oportunidade de conhecer um pouco mais do lado humano de Senna, através das sua caminhada esportiva. Da infância próspera com sua família ao estrelato mundial, conhecemos um pouco mais de um cara que sempre teve tudo e nem por isso perdeu a sua simplicidade. Isso não fazia dele alguém pouco competitivo, durante sua trajetória na fórmula 1, travou uma grande batalha contra outro ídolo: Alan Prost. Confesso que pensava até hoje que os dois seguiram como “inimigos” até o fim, mas o livro traz a história de respeito e amizade entre os dois com declarações do próprio francês.

Um capitulo que vale destacar e relembrar (no vídeo abaixo) foi todo o final de semana que levo até aquele fatídico 01/05. De forma emocionante, Lionel conta todo o sentimento que cercava aquele fim de semana chuvoso em Ímola, na Itália. Por vários momentos, me peguei refletindo que uma decisão de não participar daquele grande prêmio poderia ter mudado toda a história, mas o destino já vem escrito e não temos como mudá-lo.

Senna, entrou para a história como um grande herói e assim que vamos sempre nos lembrar dele. Nessa biografia temos um primoroso registro histórico da sua trajetória e de toda a sua importância para o esporte mundial e para o Brasil. Dificilmente conheceremos outra pessoa que se iguale a ele em tudo que significou para o orgulho nacional. Se você gosta de biografias impecáveis, esse livro foi feito para você. Não deixe de ler, não deixe que a memória desse grande homem se apague.

Avaliação: 5 / 5 estrelas

Sobre o autor: Nascido em 1958, é um jornalista francês especializado em esportes motorizados, tendo escrito vários livros que abordam o tema, paixão desde sua infância. Amigo pessoal de Ayrton Senna, já publicou três títulos sobre o piloto brasileiro.

Clique aqui para comprar o livro.

Deixe uma resposta