Veronica Roth nasceu a 19 de Agosto de 1988, na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos da América. Mais nova de três irmãos (Ingrid e Karl), os seus pais separam-se quando tinha cinco anos. Tem ascendência germânica e polaca, pelo lado do pai e pelo lado da mãe respetivamente. Os seus avós maternos estiveram num capo de concentração, tendo sobrevivido. Casou-se em 2011 com o fotógrafo Nelson Fitch, o mesmo que a fotografou para o livro Divergente.
Frequentou a Barrington High School, entrou na Carleton College e transferiu-se após o primeiro ano para o curso de Escrita Criativa da Northwestern University. As suas atividades favoritas incluem cozinhar, a psicologia (principalmente a que está relacionada com a personalidade, a química cerebral e com as dinâmicas de grupo), a biologia, a teologia (gosta especialmente das obras de John Calvin e de Augustine), a moda, a arte contemporânea e a poesia (sendo Edna St. Vincent Millay a sua favorita).
A paixão pelos livros começou desde nova, com a sua mãe Barbara, que lhe lia histórias todas as noites. Veronica tem problemas de ansiedade e a escrita é uma maneira de acalmar-se, principalmente quando escreve sobre o assunto. Quando questionada sobre a mensagem que quer que os leitores tirem dos seus livros, Roth diz não querer que as pessoas tirem respostas mas antes perguntas sobre valores e bondade.