Sinopse Suma: Louise vive em Aalborg, Dinamarca. Ela tem dezessete anos e está no ensino médio, não tem problemas na escola nem com os pais. Mas uma noite ela conhece Liam, um garoto mais velho, e os dois se apaixonam. Para poder se encontrar, eles arrumam um pequeno apartamento nos arredores da cidade, e lá, entre sexo e drogas, testam os próprios limites. Liam é muito ambicioso, mas não sabe como conquistar o que deseja. Resolve, então, começar a trabalhar para Johannes, um traficante local. No começo, tudo vai bem, mas a situação toma um rumo inesperado e arrasta para baixo todos aqueles próximos de Liam. Por que Louise não se afastou enquanto pôde? Por que ficou com ele até o fim? Intercalando passado e presente, o livro, narrado pela própria Louise, é um retrato do amor levado às últimas consequências e do luto daqueles que ficam para trás. (Resenha: Nós Dois na Madrugada – Sanne Munk Jensen & Glenn Ringtved)

Opinião: Uma das características que mais tem me chamado atenção à medida que vou lendo e descobrindo os autores nórdicos é a objetividade, e em alguns casos a frieza, com que desenvolvem suas histórias. Tanto nos suspenses policiais quanto nos thrillers com cargas de drama, os acontecimentos são expostos de forma crua, sem enfeites desnecessários ou detalhamentos excessivos. Isso fica muito evidente em Nós Dois na Madrugada, um dos livros mais pesados que li neste ano.

Através da narração peculiar de um personagem onipresente, Nós Dois na Madrugada é um drama obscuro sobre se perder nos caminhos do amor, do vício, e também em como superar as perdas decorrentes disso. O livro mergulha no lado sombrio de cada um de nós através de personagens bastante verossímeis, cada qual enfrentando suas batalhas internas e externas enquanto a vida segue seu curso.

De um lado, um casal de jovens às voltas com o futuro à frente. Apaixonados, cheios de planos, buscando construir uma vida juntos, eles enfrentam os obstáculos de se perder em meio às drogas, ao tráfico, e à violência decorrente disso. São o retrato de jovens de qualquer lugar do mundo e que passam pelas mesmas dificuldades que muitos já passaram. O que os diferencia são as escolhas que fazem. E nem sempre há um retorno quando se pega o caminho errado.

Em outro lado da história, famílias e sua rotina de enfrentamento e superação do luto. Através de cenas sutis, deslizes, descobertas, encontros e desencontros, os autores desnudam o reencontro do sentido da vida. Quando tudo que você mais ama lhe é tirado, é possível se reerguer? Como? Quando tudo ao seu redor lhe parece estranho, qual caminho seguir? Há saídas? O quanto conhecemos quem vive ao nosso lado?

O drama de Nós Dois na Madrugada tem desfecho conhecido já na primeira frase do livro. Dali em diante apenas seguimos a narração, crua e fria, da desintegração familiar. Quando jovens, há sempre um mundo aos nossos pés. Encaramos tudo de frente na busca pela felicidade e pela realização dos sonhos. Na obra, percorremos os descaminhos, desventuras e desilusões de quando nada dá certo e como tudo isso afeta a vida de todos ao redor. É um livro pesado, triste e sufocante.

Avaliação: 5 Estrelas

Os Autores: Sanne Munk Jensen nasceu em 1979 e é uma das principais autoras dinamarquesas de literatura juvenil, aclamada por crítica e público.

Glenn Ringtved nasceu em 1968 e já escreveu mais de quarenta livros para jovens, alguns dos quais foram traduzidos para vários países, ganharam prêmios e se tornaram sucesso de vendas. Atualmente, vive na Dinamarca.

Compartilhar
Artigo anteriorResenha: O Jardim das Borboletas – Dot Hutchison
Próximo artigoUma Dobra no Tempo | Lançado o 3º volume da série
Jornalista e aprendiz de serial killer. Assumidamente um bookaholic, é fã do mestre Stephen King e da literatura de horror e terror. Entre os gêneros e autores preferidos estão ficção científica, suspense, romance histórico, John Grisham, Robin Cook, Bernard Cornwell, Isaac Asimov, Philip K. Dick, Saramago, Vargas Llosa, e etc. infinitas…

Deixe uma resposta