Sinopse Galera Record: Numa tarde de segunda-feira, cinco estudantes do colégio Bayview entram na sala de detenção: Bronwyn, a gênia, comprometida a estudar em Yale, nunca quebra as regras. Addy, a bela, a perfeita definição da princesa do baile de primavera. Nate, o criminoso, já em liberdade condicional por tráfico de drogas. Cooper, o atleta, astro do time de beisebol. E Simon, o pária, criador do mais famoso app de fofocas da escola. Só que Simon não consegue ir embora. Antes do fim da detenção, ele está morto. E, de acordo com os investigadores, a sua morte não foi acidental. Na segunda, ele morreu. Mas na terça, planejava postar fofocas bem quentes sobre os companheiros de detenção. O que faz os quatro serem suspeitos do seu assassinato. Ou são eles as vítimas perfeitas de um assassino que continua à solta? Todo mundo tem segredos, certo? O que realmente importa é até onde você iria para proteger os seus. (Resenha: Um de Nós está Mentindo – Karen M. McManus)

Opinião: Lançado em meio a um estardalhaço de marketing do Grupo Editorial Record como sendo um suspense surpreendente, Um de Nós está Mentindo é uma versão literária de filmes juvenis como American Pie. Em resumo: um amontoado de clichês dentro de uma história insossa para nos distrair por algumas horas. Distração, por sinal, é a palavra-chave para o livro, tendo em vista que a trama de suspense não se sustenta e apresenta inconsistências bem difíceis de engolir. Vamos ao cenário:

Cinco adolescentes numa sala de detenção e um deles não sai vivo. Todos guardam segredos e teriam motivos para matar a vítima. E agora? Existe um criminoso entre eles? Todos são inocentes? Ou todos seriam culpados? Falando assim, a história soa bem promissora. Porém… Pra começo de conversa a autora conseguiu reunir a maior quantidade de clichês por centímetro quadrado do planeta. Os personagens por si só já constituem aqueles velhos estereótipos do nerd, esportista, bonitinha, desajustado e rejeitado. Nenhum deles gera identificação e são rasos, mal construídos. Os típicos adolescentes de… tcharam… filmes juvenis de comédia lá do fim dos anos 1990 e início dos anos 2000.

Ah, mas é uma trama de suspense. Não se engane. O suspense quase perde espaço para capítulos em que os personagens vivem situações totalmente dispensáveis e que nada acrescentam no conjunto final da história. Sério, as quase quatrocentas páginas poderiam cair facilmente pela metade que não prejudicaria em nada. E para quem está acostumado com suspense, o mistério é decifrado tranquilamente já no primeiro capítulo, com uma ajudinha daquelas da autora.

Mas nem só de problemas é constituída a obra. A linguagem de Karen McManus, por exemplo, é deliciosa e isso faz com que a leitura tenha um ritmo muito bom. A frustração pela obra não ser tudo o que o marketing prometia é compensada pelo fato de não ser um livro chato. Ou seja, substituímos um suspense de qualidade por uma história adolescente para passar o tempo. E viva a distração! Distração essa que acaba quando cada capítulo é narrado por um personagem e a autora não conseguiu identificar quem é quem nessa narrativa. Ou seja, atenção redobrada para saber quem está falando naquele momento.

Apesar da minha avaliação bastante negativa, faço uma ressalva. O livro tem tudo para ser sucesso entre adolescentes e leitores não acostumados a tramas de suspense de verdade. Se no lado de construir um mistério, McManus se mostrou um desastre, ela compensou isso criando aquele ambiente escolar envolvente e com temas interessantes como bullyng, romances, fofocas, drogas, homossexualismo, entre outros. Pecou ao não conseguir desenvolver bem nenhum desses temas, mas, deixa pra lá…

Se você tem uma boa lista de livros para ler, continue nela e não abra espaço para esta obra. Se você está com tempo sobrando para encaixar uma leitura mais leve, embarque de boa e divirta-se. Um de Nós está Mentindo é uma boa pedida para a sessão da tarde.

Avaliação: 3 Estrelas

A Autora: Karen M. McManus é Bacharel em Língua Inglesa pela College of Holy Cross e Mestre em Jornalismo pela Universidade Northeastern. Quando não está trabalhando ou escrevendo em Cambridge, Massachusetts, McManus adora viajar com o filho. Um de Nós Está Mentindo é seu romance de estreia, que rapidamente alcançou os primeiros lugares da lista do New York Times.

Compartilhar
Artigo anteriorResenha: O Livro das Sombras “La Belle Suavage” – Philip Pullman
Próximo artigoResenha: A Garota Alemã – Armando Lucas Correa
Jornalista e aprendiz de serial killer. Assumidamente um bookaholic, é fã do mestre Stephen King e da literatura de horror e terror. Entre os gêneros e autores preferidos estão ficção científica, suspense, romance histórico, John Grisham, Robin Cook, Bernard Cornwell, Isaac Asimov, Philip K. Dick, Saramago, Vargas Llosa, e etc. infinitas…

Deixe uma resposta