“Vencedor do Prêmio Bram Stoker e Locus na categoria Melhor Não Ficção.”

Sinopse: Sobre a escrita trás uma visão prática da profissão de escritor, incluindo as ferramentas básicas que todo aspirante a autor deve possuir. Mas este é também um relato pessoal; Stephen King baseia seus conselhos em memórias vívidas da infância e nas experiências no início da carreira: os livros e filmes que o influenciaram; o processo criativo de transformar uma ideia em livro; os acontecimentos que inspiraram os seus primeiros sucessos. Pela primeira vez uma autobiografia íntima, um retrato da vida familiar de King.

Opinião: Todo aspirante a escritor quer saber se há técnicas, macetes, que ajudam aos grandes escritores desenvolverem seus livros; quais os livros que seus autores preferidos leram, dicas para aprimorar sua narrativa, os diálogos etc. Em Sobre a Escrita, King nos dá essas informações e além disso, faz uma autobiografia de sua vida; como ele escreveu seus livros mais vendidos, e em quais circunstâncias, quais livros, filmes, revistas em quadrinhos o influenciaram, suas dificuldades na infância, sobre seu acidente em 1999 que quase o matou, e como a escrita o ajudou a superar essa tragédia.

Nas primeiras páginas temos um contato com o passado do King, onde ele relata sobre a sua infância, a relação com sua mãe e seu irmão mais velho, suas dificuldades na juventude, ao ingressar na Universidade, e como ele conheceu sua esposa, que acabou se tornando a primeira leitora de seus livros e incentivadora de seu sonho.

Com uma narrativa divertida e envolvente, Stephen King explica como seria a escrita e quais ferramentas usar para aprimorá-la. Citando grandes escritores e dando exemplos de como usar a descrição na medida certa para não cansar o leitor e como escrever um ótimo diálogo, para deixar a narrativa mais fluida e verossímil e sempre dando exemplos de escritores que se encaixam nessas qualificações. Mas ele também deixa bem claro que para se tornar um escritor requer muito empenho e sacrifício, acreditar em si mesmo, ler muitos livros e escrever em igual quantidade, só assim se aprimorará e desenvolverá a sua escrita.

Sobre a Escrita foi um ótimo livro para conhecer melhor a vida do mestre Stephen King, em que situações ele escreveu seus primeiros livros, aprender como melhorar a escrita e perceber detalhes nas narrativas dos livros que me passava despercebido. Não sei se quero ser um escritor no futuro, mas Sobre a Escrita me fez evoluir como leitor, não é um livro só para quem quer se tornar escritor, vai muito além disso, é um livro leve, de leitura rápida, divertida e aprofundada, tanto no desenvolvimento da escrita, quanto na história de vida do autor Stephen King.

Avaliação: 4,5/5

O Autor: Stephen King é autor de mais de cinquenta livros best-sellers no mundo inteiro. Os mais recentes incluem Revival, Mr. Mercedes, Doutor Sono, Sob a Redoma (que virou uma série de sucesso na TV) e Novembro de 63 (que entrou no top 10 dos melhores livros de 2011 na lista do New York Times Book Review e ganhou o Los Angeles Times Book Prize na categoria Terror/Thriller e Best Hardcover Novel Award da organização Internacional Thrillers Writers). Em 2003, King recebeu a medalha de Eminente Contribuição às Letras Americanas da National Book Foudantion e, em 2007, foi nomeado Grão-Mestre dos Escritores de Mistério dos Estados Unidos. Ele mora em Bangor, no Maine, com a esposa, a escritora Tabitha King.

Deixe uma resposta