9 motivos para ler Harry Potter

0
567

Para alegria dos potterheads (!!!!!!) brasileiros, na próxima segunda-feira, 31, chega às livrarias a versão nacional de “Harry Potter e a Criança Amaldiçoada”, o roteiro da peça teatral em cartaz em Londres. Além disso, mês que vem chega aos cinemas o primeiro filme da nova franquia do universo de Harry Potter, “Animais Fantásticos e Onde Habitam”.

Em meio a tanta euforia, livros ilustrados, relançamentos e novidades dessa saga tão querida, nada melhor do que uma lista com motivos para você, que ainda não leu, se jogar no universo de Harry Potter.

#1 – A genialidade de J.K.Rowling

Você provavelmente já ouviu por aí como Joanne Rowling estava em uma fase horrível quando Harry Potter surgiu em sua mente. Lá na década de 1990, falida, com uma criança pequena e um casamento acabado, Rowling voltava para o Reino Unido e, durante uma viagem de trem, começou a rascunhar o que seria a história que mudaria sua vida. J.K., antes de publicar o primeiro livro da saga, “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, em 1997, já tinha criado todo o universo de bruxos, Hogwarts, quadribol, trouxas e animais incríveis.

#2 – Hogwarts

screen_shot_2015-01-13_at_12-32-02_pm
Ah, Hogwarts! Quem não queria estudar naquela escola incrível, localizada dentro de um castelo, cheia de passagens secretas, fantasmas debochados e deprimidos, salas que aparecem e desaparecem, feitiços e mistérios? Provavelmente (assim como eu), muita gente ainda espera sua cartinha te convidado a estudar na melhor Escola de Bruxaria do Mundo Mágico.

#3 – O trio  

enhanced-buzz-15670-1372110442-26Todos os conceitos de amizade foram reescritos depois do trio de ouro. A amizade de Harry Potter, Ron Weasley e Hermione Granger é o coração da saga. São os amigos que ajudam Harry em todos os momentos, nas aventuras, na solução de problemas e até nos pequenos dilemas adolescentes. Ron e Hermione são peças fundamentais para a sanidade de Harry e são os primeiros laços verdadeiramente familiares do garoto.

 #4 – Os Weasleys

Além dos amigos, é nos Weasleys que Harry encontra afeto, atenção, preocupação, passa os Natais e vivencia a família. Molly, Arthur, Ron, Ginny, Fred, George e todos os outros membros da querida (e ruiva) família bruxa, é um dos pontos mais especiais de toda a série. Sem contar A Toca, a maravilhosa e bagunçada, casa dos Weasleys.

#5 – Voldemort

“Você sabe quem”, “aquele que não deve ser nomeado” é, com certeza, um dos melhores e mais divertidos vilões da literatura moderna. Além de ser vil, Voldemort tem tiradas e frases maravilhosas. O mais legal é entender como Tom Riddle se tornou o bruxo mais perigoso e como a ligação entre ele e Harry é essencial para todo o desenvolvimento da história.

#6 – “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban”

Eleito por muitos fãs o melhor da saga, “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban” é o 3º livro da série e nos apresenta os Marotos, o grupo de amigos formado pelo pai de Harry, James Potter e Sirius Black, Remus Lupin e Peter Pettigrew, importantes para o desenvolvimento do resto da saga. Intrigas, traições, descobertas e a professora louca de Adivinhação, fazem esse livro ser super queridinho entre os fãs.

#7 – Armada de Dumbledore

No 5º livro da saga, “Harry Potter e a Ordem da Fênix”, alguns alunos de Hogwarts criam a Armada de Dumbledore. Com o intuito de aprender defesa contra as artes das trevas, o grupo, liderado por Harry, treinava feitiços e se aprimorava em defesas contra, por exemplo, dementadores. No fim, a Armada foi dedurada para a diretora Umbrigde, mas os treinamentos foram importantes para o que viria dali para frente.

#8 – Dumbledore

enhanced-buzz-11476-1372105115-0-1Albus Dumbledore, diretor de Hogwarts, é um dos feiticeiros mais poderosos e sábios da história do Mundo Mágico. É ele o responsável por cuidar e ensinar a Harry tudo o que ele precisaria saber para lidar com Voldemort. Aos poucos, Dumbledore foi mostrando todas as nuances de uma guerra que aconteceu antes mesmo do garoto nascer e como ele está intrinsecamente ligado a ela. A história de Dumbledore é tão rica que daria muitas outras histórias e livros. Um personagem de bondade e amor, mas também de infinita sabedoria.

#9 – Livros dentro dos livros

“O Quadribol Através dos Séculos”, “Animais Fantásticos e Onde Habitam”, “Os Contos de Beddle, o Barbo”. Estes são títulos de livros presentes em Harry Potter e que ganharam versões no mundo real. Os dois primeiros são livros escolares, o último uma obra famosa no Mundo Bruxo. Claro que todo o universo de Harry Potter ainda poderia gerar vários outros livros, como “Hogwarts, uma História”, o livro sempre citado por Hermione. Mas essas três obras que chegaram a nós, trouxas, é mais um presente de J.K. Rowling e sua incrível imaginação.

 

Compartilhar
Artigo anteriorLuís Fernando Verissimo lança primeiro livro infantil
Próximo artigoNovo livro de Neil Gaiman confirmado para começo de 2017
Carioca de nascimento e juiz-forana de todo o resto, Iracema Martins é jornalista por vocação, paixão e formação. Cresceu em uma casa cercada de livros, cultura, história e política, seus tópicos favoritos para conversas. Além de ser apaixonada por livros, assiste mais séries do que consegue acompanhar, não vive sem música e ama cinema.

Deixe uma resposta